Abril Verde e a prevenção aos acidentes e doenças do trabalho

Todo acidente de trabalho deve ser notificado. O trabalhador não é invisível. É com esse mote que o Ministério Público do Trabalho (MPT) abre a campanha Abril Verde em 2022

O Abril Verde é um movimento de iniciativa popular que chama a atenção da sociedade para a adoção de uma cultura permanente de prevenção de acidentes de trabalho e doenças relacionadas ao trabalho. Os símbolos da campanha são a cor verde, escolhida por estar associada aos cursos relacionados à saúde, e o laço verde. O mês de abril foi escolhido por ter duas datas relevantes: 07 de abril, Dia Mundial da Saúde, instituído pela OMS; e o 28 de abril, instituído pela Organização Internacional do Trabalho (OIT) como o Dia Mundial da Segurança e Saúde no Trabalho, em memória das vítimas de acidentes e doenças relacionadas ao trabalho.

Neste ano, a iniciativa busca promover o fortalecimento da saúde do trabalhador no Sistema Único de Saúde (SUS) e conscientizar empregadores sobre a importância da emissão de comunicações de acidentes de trabalho (CATs) e no Sistema de Informações de Agravos de Notificação (Sinan).

No caso da CAT, o documento é necessário para que o trabalhador acidentado ou vítima de alguma doença do trabalho receba amparo da Previdência Social e para gerar estatísticas de acidentes de trabalho e coletar dados para controle epidemiológico.

O Sinan é sistema gerenciado pelo Ministério da Saúde e sua alimentação é feita com dados de acidentes de trabalho e agravos à saúde, sendo essencial para promover a vigilância epidemiológica em saúde do trabalhador.

 

Fonte: Ministério Público do Trabalho