30 de outubro: Dia dos Comerciários e das Comerciárias!

Em 30 de outubro de 1932, mais de 5 mil trabalhadores do comércio, em marcha, garantiram o direito à jornada diária de 8 horas e ao descanso semanal remunerado.

Em 30 de outubro de 2021, ainda é necessário lembrar que são os trabalhadores, organizados e unidos, que precisam conquistar e defender seus direitos.

Outubro é mês do trabalhador comerciário, em que comemoramos grandes conquistas do passado e do presente, graças à determinação e disposição de mulheres e homens que lutaram e lutam na defesa da nossa classe.

Por muitos anos, a situação dos comerciários no Brasil beirava a condições de escravidão. Evoluímos, mas ainda assim sofremos com condições tão precárias que roubam a dignidade do ser humano, transformando-o em instrumento descartável de trabalho. A nova escravidão atua de forma sutil e moderna, através da técnica e do conceito da subjetividade, onde se apropria da alma do pobre trabalhador. Não deixa de ser menos cruel.

É necessário que os jovens comerciários de hoje entendam que as nossas conquistas, nossos direitos e até mesmo nossos deveres não nos foram dados de graça, foram conquistados por todos com muita luta e sacrifício.

Não fique de braços cruzados! Junte-se a nós e lute por seus direitos, por mais respeito e por uma vida digna. A todos os bravos comerciários e comerciárias, nosso forte abraço!