Outubro Rosa e a importância da conscientização

Todos os anos os dados são alarmantes: o câncer de mama é o tumor que mais acomete as mulheres. Segundo o Instituto Nacional de Câncer (INCA), somente para este ano são estimados 59.700 novos casos da doença.

É importante destacar, no entanto, que um diagnóstico precoce é a maior arma contra o agravamento do câncer de mama.

A principal forma de manifestação da doença é como um “caroço” endurecido e indolor na mama. Mas de acordo com a médica especialista em tratamentos oncológicos, Dra. Aline da Rocha Lino, qualquer alteração na mama pode ser considerada uma suspeita válida de investigação, independentemente da idade da paciente.

Mesmo que a mulher não perceba nada alterado em suas mamas, é recomendado que a partir dos 40 anos realize um exame de mamografia todo ano. Caso exista um histórico pessoal ou familiar de predisposição ao câncer de mama, esse rastreio pode iniciar antes dos 40 anos. A mamografia pode detectar tumores que ainda não estão aparentes, o que geralmente leva à possibilidade de diagnóstico de um tumor ainda pequeno.

Quanto mais precoce for o diagnóstico, maiores serão as chances de cura, como também maiores serão as chances de tratamentos menos intensos – destaca a médica.

Tão importante quanto falarmos de diagnóstico precoce é falarmos de prevenção. Já está comprovado que exercícios físicos regulares, evitar o consumo de álcool, priorizar alimentação adequada e hábitos de vida saudável, reduz o risco de se desenvolver câncer de mama.

Conheça o Movimento Rosa

Desde o dia 1º de outubro mulheres com mais de 40 anos e que moram em Santa Catarina podem se cadastrar para fazer os exames de diagnóstico do câncer de mama e consequente tratamento totalmente gratuitos. Os exames e o tratamento serão oferecidos especialmente às mulheres de baixa renda e podem ser agendados até o 1º de março de 2021.

O “Movimento Rosa” oferece, sem custo às pacientes, exames de imagem e patologia, acompanhamento com mastologistas e atendimento nos hospitais e é uma iniciativa da Sociedade Catarinense de Mastologia, em parceria com serviços privados das cidades contempladas.

O programa e estará disponível em Tubarão, além dos municípios da Grande Florianópolis, Joinville, Blumenau, Chapecó, Lages, Itajaí, Criciúma e Mafra. Todas as cidades participantes possuem centro de oncologia para radioterapia e quimioterapia.

Moradoras de cidades vizinhas aos municípios que integram a campanha também podem participar.

Como agendar os exames

Os exames podem ser marcados em horário comercial pelo site movimentorosa.org.br até o dia 31 de janeiro de 2021.

Com informações de NSC Total de 1° de outubro de 2020